DiabetesPor norma podemos distinguir doenças que após diagnóstico são tratáveis, de doenças que depois de diagnosticadas somos informados que teremos que viver com elas, controladas, para o resto da nossa vida; a diabetes é uma delas.

A diabetes indica uma produção insuficiente de insulina por parte do pâncreas, originando maior dificuldade na captação do açúcar no sangue.

Um dos principais problemas que levam o doente diabético a ser seguido de perto é a maior probabilidade deste vir a sofrer de hipertensão, cataratas, excesso de peso e outros problemas cardiovasculares. Isto porque a diabetes causa uma desregulação no metabolismo das gorduras e degenerescência acelerada dos pequenos vasos sanguíneos.

Existem dois tipos de diabetes:

Diabetes mellitus tipo I (Insulino-dependente):

Trata-se da forma mais grave e atinge frequentemente os indivíduos de idade compreendida entre os 10-20 anos, com evolução rápida. O diabético tipo I é obrigado a injecções regulares de insulina, para não entrar em coma. A sua alimentação sofre um controlo muito rigoroso.

Diabetes mellitus tipo II (não Insulino-dependente):

De evolução lenta, ocorre normalmente em pessoas com mais de 35 anos de idade, sendo diagnosticada muitas vezes a partir de uma simples análise médica de rotina. Neste tipo de diabetes é produzida insulina mas não a suficiente, especialmente se o doente tiver excesso de peso. Neste doente não há necessidade de injecções de insulina de compensação pois consegue, a partir de uma dieta adequada, manter a doença sob controlo.

O tratamento nutricional visa o prolongamento da vida, o alívio dos sintomas e prevenção de futuras complicações. O seu êxito depende da manutenção dos níveis de açúcar no sangue tão próximo do normal quanto possível, principalmente através do controlo de peso e gestão cuidadosa da dieta. O doente terá de evitar alimentos ricos em hidratos de carbono simples e jejuns prolongados, provocando desta forma indesejadas hipoglicemias, que irão resultar em tonturas e fraqueza muscular.

O diabético deve verificar regularmente os seus níveis de açúcar no sangue e na urina por meio de testes simples e rápidos.

Dr. João Sampaio

Nutricionista